REALIZE PLUS

Como ajudar os seus filhos a gerirem o dinheiro

12.06.2023
Outros

Ensinar os filhos a poupar pode ser uma tarefa desafiante.


É de extrema importância que as crianças compreendam o valor do dinheiro. Por esse motivo, os hábitos de poupança devem ser introduzidos desde cedo. Mas como explicar o que é a poupança às crianças? É possível ensinar os filhos a poupar de uma forma divertida, para conseguir cativar a atenção dos mais pequenos. Incentive-os a usarem um mealheiro para guardar o dinheiro que vão recebendo.

Para que as crianças lidem bem com o dinheiro, é importante que haja coerência entre o que os pais ensinam e o que fazem. As crianças devem observar o adulto quando lida com o dinheiro e perceber que tem um limite e acaba, devendo por isso ser bem gerido. Se conversar abertamente sobre o assunto com os seus filhos, será mais fácil desenvolverem uma relação saudável com o dinheiro.


PORQUINHO MEALHEIRO

Ao incentivar as crianças a poupar, faça-o para atingir um objetivo. Pode sempre optar pelo clássico mealheiro, para que coloque as moedas no seu interior. Também pode utilizar esta estratégia para convencê-lo a poupar para o futuro, mas é mais fácil se tiver um objetivo específico. Se aplicar dinheiro num depósito a prazo para o seu filho, faça com que ele vá acompanhando a evolução do saldo para que compreenda que a poupança gerou rendimentos.


CADA LIÇÃO NA IDADE CERTA

A educação financeira é algo que deve começar bem cedo, entre os 3 e os 5 anos de idade já é possível ensinar às crianças várias questões relacionadas com o dinheiro. É nessa altura que deve começar a ensinar a diferença entre o que é caro e barato, o que é necessário e o que é supérfluo. Mostre-lhe as moedas e notas, para que perceba as diferenças entre elas. A partir dos três anos podem ser introduzidos alguns conceitos sobre o dinheiro. A partir dos cinco, os pais podem ajudar a criança a fazer a gestão do seu dinheiro. Por volta dos cinco/seis anos pode ir aprofundando o tema. Se for uma criança responsável e madura, pode até considerar dar-lhe uma semanada simbólica.


SEMANADA OU MESADA

Por volta dos cinco ou seis anos, consoante a maturidade das crianças, poderá atribuir uma semanada aos seus filhos. É nesta altura que deverá começar a incentivá-los a estabelecerem pequenos objetivos e a poupar dinheiro para cumpri-los. Mais tarde, por volta dos 10 ou 11 anos, pode passar para a mesada. Nesta faixa etária já têm competências que lhes permitem fazer contas básicas, o que pode estimular e facilitar a gestão do seu dinheiro. Os pais devem lembrar-se que a mesada não é uma obrigação, mas um instrumento de educação financeira dos filhos. Este tipo de "independência financeira" deve permitir a gestão de determinada quantia, sem que precisem de pedir constantemente dinheiro para os seus gastos, desenvolvendo assim o espírito de responsabilidade.

share